dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Maçã  
Raleio químico melhora qualidade da maçã
Técnica com uso de produtos acelera o processo de raleio e reduz drasticamente o custo com mão-de-obra
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
14/06/2010

O raleio da macieira é fundamental para garantir a qualidade e o tamanho comercial dos frutos. Uma macieira produz entre quatro e cinco frutos a cada inflorescência e o ideal é que o produtor mantenha apenas um ou dois frutos. Muitas vezes é preciso retirar de 500 a 600 frutos por planta, o que é bastante trabalhoso e exige muita mão-de-obra. Com o raleio químico, esse processo é acelerado e bem mais barato porque dispensa boa parte do trabalho manual. O pesquisador José Luiz Petri, da Epagri, é um dos palestrantes da Senafruta 2010, que acontece na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, dos dias 22 a 24 de junho, e vai falar sobre os benefícios do raleio químico no evento.


 
— O raleio químico consiste em determinados produtos que têm ação raliante e selecionam os frutos mais fracos. O produtor faz uma pulverização na planta com estes produtos e eles derrubam o excesso de frutos. É lógico que, mesmo com a utilização do raleio químico sempre vai ser preciso um repasse manual, mas será muito menos trabalhoso. Os benefícios são a melhor qualidade e a redução do custo de mão-de-obra. Você vai ter vantagem também porque não vai haver muito desgaste na planta. Você vai poder fazer o raleio quando o fruto ainda estiver pequeno. Quando você faz o raleio manual leva de 30 a 60 dias pra completar o raleio e até completar este período a planta já passou por um desgaste, já consumiu energia que poderia ter sido utilizada para os frutos que permanecem na planta — explica Petri.
 
Petri incentiva o uso do raleio químico pelos agricultores familiares e diz que já está faltando mão-de-obra mesmo entre os pequenos produtores. Segundo ele, além de reduzir os gastos na produção o raleio químico traz vantagens econômicas também na hora da venda, já que seleciona de forma mais eficientes os melhores frutos e o produtor acaba tendo o produto mais valorizado e, com isso, ganha mais. Petri também dá conselho para os produtores que ainda preferem o raleio manual. Ele diz que é fundamental que estes produtores façam o raleio manual logo após a floração, para acelerar o processo e evitar desgaste da planta.

"Benefícios são a
 melhor qualidade e
 a redução do custo
 de mão-de-obra"


 José Luiz Petri,
 da Epagri

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada